segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Expedição Peabiru no DOC.SC

Durante três semanas a Pangéia Produções exibe o documentário “Expedição Peabiru: Pay Tumé” em seu programa na TVBE. Já faz três meses que os diretores Beto e Lallo Bocchino mantêm a parceria com a TV Brasil Esperança para exibição de documentários e matérias sobre história e cultura de nossa região.

O DOC SC é exibido três vezes por semana, com estréias nas segundas, às dez e vinte da noite (devido ao horário eleitoral). As reprises são realizadas nas quartas, de madrugada e aos sábados, às dez e meia da manhã. O programa tem o apoio do Diarinho e da Prefeitura de Itajaí.

A nova mini-série do DOC SC, “Expedição Peabiru” narra uma viagem de cinqüenta dias pelo Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru em busca de provas e evidências sobre a passagem de um misterioso homem de barba branca, que esteve entre nossos índios muito antes da chegada de Pedro Alvares Cabral.

Gravado em janeiro e fevereiro de 2007, a Expedição é formada por sete pessoas que, durante cinqüenta dias, percorreu o Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru.

O documentário começa com a dramatização de um inglês chamado Anthony Knivet em contato com os Tamoios na região de Cabo Frio. Eles mostram a Knivet marcas de estranhas pegadas fincadas na pedra.

Depois disso é apresentada uma carta de 1549 em que o padre Manuel da Nóbrega escreve a Portugal sobre um suposto conhecimento indígena dos ensinamentos de São Tomé por ali. Além disso, descreve marcas em pedras, inclusive as pegadas de São Tomé em um dos rochedos próximo ao mar.

Na verdade, São Tomé é o sincretismo religioso de Sumé ou Tumé. Este tal Sumé teria vindo para o Brasil tempos atrás, muito antes do século XVI, ou seja, muito antes do
padre Manuel da Nóbrega e do inglês Anthony Knivet.

Nesta linha, a expedição segue viagem a partir de Itapema, a primeira marca de Sumé ou São Tomé em terras catarinenses. Pelo Peabiru subimos ao Paraná, onde encontramos vestígios do antigo caminho indígena.

Depois disso a viagem segue ao Paraguai (final do Peabiru), retorna ao Brasil por Mato Grosso do Sul. Torna a direção oeste em direção à Santa Cruz de La Sierra via trem. 16 horas de viagem depois a expedição chega ao Titicaca. Ali, um novo nome ao mito: Viracocha. A expedição termina após passar por Cusco e Machu Picchu até chegar no Oceano Pacífico.

De tempos em tempos este mito surge entre pesquisadores, historiadores e entusiastas. O Sumé seria realmente prova do contado de europeus com os nativos americanos, muito antes de Colombo e Cabral?

O fascínio deste lendário personagem foi elevado à erudição por José de Alencar
em Ubirajara (1875), por Mário de Andrade em Macunaíma (1928) e por Villa-Lobos
na sinfonia n° 10, intitulada Sumé-Pater Patrium (1954).

O email do programa é doc.sc@hotmail.com , que aceita sugestões da população daqui da área para novos temas de documentários.




O Que: Expedição Peabiru, a nova mini-série do DOC SC

Quando: Estréia 06 de setembro, 22:20 horas

Onde: TVBE – Canal 21, Brasil Esperança. (canal aberto)

Quem: Pangéia Produções.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uma volta por Itajaí

Fast motion que fizemos este ano aqui em Itajaí dentro de um projeto sobre as ruas de Itajaí.

Gravamos com uma ventosa acoplada no capô do nosso carro. Dêem uma olhada e mandem suas impressões.